Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco
O Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco – IAUPE foi criado em 1999, com o objetivo de realizar: planejamentos e projetos de ensino, pesquisa, inovação, extensão, assessoramento e consultorias para UPE no âmbito nacional e internacional, além de realizar concursos públicos e dar apoio administrativo, podendo ainda relacionar-se com empresas públicas ou privadas.
​
Atualmente, o IAUPE é dirigido pelo Prof. Dr. Pedro Henrique de B. Falcão, sendo uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, subordinado ao Conselho de Administração. O Instituto ao longo destes anos, tem sido parceiro da UPE e vem cumprindo com efetividade e eficácia seus objetivos de contribuição para sociedade pernambucana, onde destacamos o Programa Especial de Graduação em Pedagogia – PROGRAPE, o Programa de Línguas e Informática – PROLINFO e o Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco – PREVUPE. Além da realização de concursos públicos.
​
O IAUPE é o único instituto de apoio a Universidade de Pernambuco – UPE, regulamentado no Art. 26° de seu estatuto. Se diferencia na prestação de seus serviços pelo fato de poder contar com a estrutura da UPE, que está presente em todas as Regiões do Estado e do seu quadro de pessoal de altíssimo nível, formado por professores e pesquisadores com vasta experiência em vários campos do conhecimento. Quando necessário, em complemento à sua equipe, o IAUPE tem buscado, no mercado nacional e internacional, parcerias com outras instituições ou pessoal especializado, visando manter o alto padrão de atendimento e qualidade dos seus serviços.
​
O IAUPE já celebrou vários contratos e convênios com o Governo do Estado de Pernambuco, entre outros com as Secretarias de Defesa Social, de Planejamento, de Educação e Cultura, com a Procuradoria Geral do Estado, AD-DIPER, DETRAN, Agência CONDEPE-FIDEM e a FUNDARPE. Com o Governo Federal realizou trabalhos no INCRA, FINEP, FUNASA e no MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Tem também uma vasta experiência em trabalhos na esfera municipal, tendo desenvolvido projetos nas Prefeituras do Recife, de Olinda, do Cabo, de Petrolina, de Caruaru, de Garanhuns, entre inúmeras outras, o que comprova a capacidade e competência técnico científica dessa entidade ligada à Universidade de Pernambuco.